quarta-feira, 24 de junho de 2015

A ATMOSFERA

A atmosfera que esta entre nós, é fundamental para a vida na Terra é o equilíbrio térmico do planeta.
 Se ela não existisse, a superfície da Terra recebia diretamente os raios solares, e o lado iluminado (dia) da Terra teria temperatura em torno de 180ºC, enquanto o lado não iluminado (noite) da Terra, teria temperatura em torno de -120ºC.
A atmosfera é composta de 78% nitrogênio, 21% oxigênio e 1% de outros gases
 
 
 
TROPOSFERA
A troposfera, que geralmente se estende a 12 km (entre 20 km no equador e 8 km nos pólos). É nesta camada que acontecem praticamente todos os fenômenos que influenciam o tempo.
 
 
ESTRATOSFERA
A estratosfera, estende-se até aproximadamente 50 km com temperaturas parecidas com as da troposfera até o limite de 20km. Esta camada é mais quente por causa do ozônio que se acumula e que absorve os raios ultravioletas.
 
MESOSFERA
Na mesosfera, a temperatura novamente diminui. Esta camada vai até cerca de 80 km. A esta altura, a temperatura chega a -90ºC!
 
TERMOSFERA
E a termosfera, que não possui um limite inferior muito bem definido. Aqui as moléculas se agitam com uma velocidade enorme, o que significaria uma temperatura altíssima. Entretanto, a concentração dessas moléculas é muito baixa o que diminui drasticamente a quantidade de energia que essas moléculas poderiam transmitir para qualquer corpo que se encontrasse ali, anulando, de certa forma, a temperatura. A termosfera, por sua vez, compreende uma camada situada entre 80 a 900 km, chamada de ionosfera.
 
EXOSFERA
É a camada que antecede o espaço sideral. Vai do final da termosfera até 800 km do solo. Nesta camada as partículas se desprendem da gravidade do planeta Terra. As temperaturas podem atingir 1.000°C. É formada basicamente por metade de gás hélio e metade de hidrogênio.
Na exosfera ocorre o fenômeno da aurora boreal e também permanecem os satélites de transmissão de informações e também telescópios espaciais.
  
IONOSFERA
A ionosfera se localiza entre 60 km e 1.000 km de altitude e é composta de íons, plasma ionosférico e, devido à sua composição, reflete ondas de rádio até aproximadamente 30 MHz.
 
 
 
Por: Matheus Afonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário